Não há produtos em seu carrinho.

Bairrada

A região portuguesa da Bairrada é o verdadeiro reino da Baga, espetacular uva portuguesa que, nas mãos de excelentes produtores, produz alguns dos melhores vinhos tintos portugueses, de enorme classe e estrutura, refinados e inimitáveis.

Considerada na atualidade como uma das maiores uvas portuguesas, ao lado da Touriga Nacional, a Baga teve que ser “domesticada”, pois seus vinhos tendiam a ser sempre muito tânicos e ácidos, de pouca concentração.

A Bairrada é, sem dúvida, uma das maiores fontes de grandes vinhos de Portugal. Seus vinhos brancos são muito elegantes, têm bom corpo e figuram entre os melhores do país.

Com forte influência do Oceano Atlântico e clima temperado, a região da Bairrada encontra-se entre as maiores produtoras de vinho no mundo inteiro, com mais de 200 variedades de uvas nativas. Além disso, é constituída por inúmeras sub-regiões vinícolas de grande prestígio, como o Dão e o Douro. O nome da região portuguesa deriva da palavra “barrentos”, que significa barro, referência ao solo argiloso encontrado na área.

Cerca de metade dos vinhedos da Bairrada são utilizados para plantio da uva Baga, mas outras uvas tintas também são cultivadas na região, sendo as de maior importância a Touriga Nacional, a Aragonez e a Castelão. Já entre as castas brancas, as mais encontradas são as uvas Rabo de Ovelha, Arinto, Bical e Fernão Pires ou Maria Gomes, como é conhecida na região.

Além das uvas nativas, os produtores da Bairrada também cultivam variedades internacionais, como as castas Syrah, Merlot, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon, a fim de incrementar a exportação dos vinhos portugueses, tornando-os competitivos no mercado. E estão obtendo excelentes resultados.

A Bairrada, além de produzir alguns dos melhores vinhos tintos e brancos do mundo, é a região de Portugal mais antiga e importante na elaboração de espumantes – desde 1890 – a partir do método clássico (com a segunda fermentação acontecendo dentro da garrafa, como no Champagne).