Não há produtos em seu carrinho.

Uruguai

O Uruguai se destacou no mundo dos vinhos, principalmente pelos vinhos tintos produzidos com a uva Tannat, que dá origem a um vinho mais difícil, muito tânico quando jovem mas que evolui bastante e acompanha bem pratos gordurosos. É com essa uva que são feitos os vinhos de Madiran, no sul da França, considerados os melhores para acompanhar o cassoulet, por exemplo. Dessa região vieram as primeiras uvas junto com os imigrantes bascos que começaram seu plantio no país sulamericano.

É comum no Uruguai misturar a Tannat com a uva Merlot, para obter vinhos mais macios. Assim, hoje em dia os melhores Tannat uruguaios são vinhos muito mais macios e que estã cada vez melhores, mas ótimos Merlot e Cabernet Sauvignon também são elaborados no país, além de excelentes Torrontés e Chardonnays, entre os vinhos brancos.

Alguns produtores talentosos, como o jovem Gabriel Pisano da Viña Progreso, conseguiram resultados surpreendentes, talhando vinhos de ótimo corpo, cheios de fruta e perfeitos para acompanhar comida. Além de muito saborosos, os Tannats são alguns dos vinhos tintos mais ricos em antioxidantes, verdadeiros protetores do coração.

Em Montevidéu e Canelones concentra-se a maior parte da produção de vinhos do Uruguai, mais especificamente, na parte sul da área. Além disso, Colônia del Sacramento e San José são outras duas áreas vinícolas importantes para a elaboração da bebida no país.

Em 1970, o Uruguai passou por uma intensa modificação vinícola, possibilitando uma renovação do cenário do vinho nacional. Diante dessa transformação, o cultivo de novas uvas foi um dos principais fatores, aumentando notoriamente o apreço e a qualidade que os exemplares uruguaios apresentam perante o mundo.

No Uruguai, é possível encontrar o cultivo de vinhedos em quase toda sua extensão – 16 dos 19 estados do país possuem plantações de vinhedo -, denotando o prestígio da região pelas vinhas. Tal paixão e apreço por parte dos produtores do Uruguai são um dos principais motivos apontados como os motores dessa renovação em 1970, bem como a produção de excelentes vinhos.